sexta-feira, 27 de março de 2009

Melhor que wrestling WW 2! 2ª parte

Vamos lá ao resumo, se querem saber mais...vão à wikipédia

Setembro de 1939 - A Alemanha invade a Polónia, na sua guerra-relâmpago (blitzkrieg, por ser uma invasão rápida) porque se acha no direito de ter mais território para a raça ariana (que era assim que os nazis consideravam os alemães puros).

Outubro de 1939 - A Alemanha mete uns bocados da Polónia no seu território, ao passo que a União Soviética mete a parte leste do mesmo país, porque os russos e os alemães fizeram um pacto de não agressão...

Novembro de 1939 - A União Soviética ataca a Finlândia, numa guerra à parte (Guerra de Inverno), devido sobretudo aos desejos de expansionismo soviético.

Dezembro de 1939 - A Itália diz ao resto da malta que é neutral, e não se está para chatear por enquanto com a guerra.

Abril de 1940 - A Dinamarca e a Noruega são invadidas pela Alemanha...de referir que a atitude francesa e britânica, que primeiro foi de tentar acalmar as hostes e a seguir a tentar acabar depressa com a guerra com poucos meios, foi ineficaz...é o que dá ter uma má ideia do que se passava...

Maio de 1940 - Alemanha invade Bélgica, Holanda, Luxemburgo e a França. No Reino Unido, troca de primeiro-ministro, sai Chamberlain, entra Wiston Churchill que iria ser uma peça determinante na resistência britânica na guerra.

Junho de 1940 - A Itália entra na guerra, e a Franaça rende-se à Alemanha e à Itália, e forma governo na parte sul do país em Vichy, onde iria colaborar com as Forças do Eixo.

Julho de 1940 - A Alemanha tenta invadir por ar e mar a Grã-Bretanha, mas esta nação resistiu a todos os ataques e bombardeamentos aéreos nas principais cidades, o chamado BLITZ (relâmpago).

Verão de 1940 - A Itália invade Egipto (falha no seu objectivo) e a Alemanha tenta convencer a Espanha a entrar ao seu lado na guerra (mas a Espanha estava destruída devido à sua anterior guerra civil, e disse mais tarde, não obrigado!

Novembro de 1940 - Alemanha assina um pacto com Roménia, Hungria e Eslováquia. A Bulgária iria-se juntar mais tarde, mas estes países eram fracos militarmente e não iriam ajudar em grande coisa as forças do Eixo.

Inverno e Primavera de 1940/1941 - A Itália está com problemas em invadir a Grécia e o norte de África, então a Alemanha vai ajudá-la a "apagar os fogos". No caso do norte d'África aparece o General Rommel "a raposa do deserto" a dominar as operações.

Junho de 1941 - A Alemanha depois de dominar os Balcãs, invade a União Soviética, na operação Barbarossa erasga o pacto de não agressão, o que abrirá uma nova frente de guerra para a Alemanha...

Dezembro de 1941 - O Japão que andava entretido a matar chineses e outros povos da Ásia Oriental, temendo que os Estados Unidos começassem a retaliar no Oceano Pacífico, destrói a base naval de Pearl Harbor no Havai, e fazendo com que os EUA entrassem na guerra, assim como a Itália e a Alemanha declarassem guerra aos mesmos.

Inverno 1941/1942 - A Alemanha depois de ter chegado às portas das principais cidades da URSS (Moscovo, Estalinegrado e Leningrado), é detida pela resistência do Exército Vermelho

Junho de 1942 - Batalha de Midway entre Japão e EUA, que mudará o curso da guerra no Pacífico a favor dos americanos

Setembro/Outubro de 1942 - Início da Batalha de Estalinegrado, entre alemães e russos. Ínicio da Batalha de El Alamein entre alemães e britânicos.

Inverno de 1942/1943 - Alemães perdem em Estalinegrado, o que fará com que a União Soviética inicie a sua contra ofensiva para Ocidente. Eles também perdem em El Alamein e em Maio, acaba-se o domínio das Forças do Eixo no Norte de África.

Setembro de 1943, os Aliados invadem a Itália e os alemães chegam a Roma, Mussolini, o líder fascista italiano, refugia-se no norte para formar um novo governo aí.

Desde Setembro de 1943 até Junho de 1944 - As forças do Eixo começam a perder terreno em várias zonas, Europa do Leste e Mediterrânica, e na Ásia Oriental, onde os chineses, britânicos e americanos estão a dar uma abada aos japoeneses.

Junho de 1944- Forças Aliadas desembarcam na Normandia, no norte de França. Objectivo: chegar a Paris e possívelmente à Alemanha por terra.

Julho de 1944 - Atentado contra Adolf Hitler, o líder da Alemanha, mas este escapa ileso.

Agosto de 1944 - Aliados chegam a Paris, e os franceses já libertados fazem uma enorme festa.

Dezembro de 1944 - Depois de várias derrotas consecutivas, Hitler ordena ao exército alemão para atacar nas Ardenas (norte da França) para impedir os britânicos e americanos cheguem à Alemanha. Caso para dizer que em Janeiro, os Alemães retiram-se e o curso da guerra está decidido para o lado dos aliados, visto que os americanos aproximavam-se do Japão, os soviéticos chegavam à Alemanha pelo Leste e o resto pelo Oeste.

Abril de 1945 - Os Americanos pisam solo japonês, em Okinawa, muitos japoneses dispostos a não se render por nada, foram mortos. Os soviéticos chegam a Viena de Áustria, e o presidente Roosevelt dos EUA morre, sendo substituído por Truman. Mussolini é morto por guerrilheiros, e Adolf Hitler suicida-se em Berlim. Resultado: Em Maio, a Alemanha e o que restava da Itália fascista rendem-se e a guerra acaba na Europa, deixando os japoneses sozinhos.

Verão de 1945 - vários meses de luta entre americanos e japoneses que não iriam dar em nada, a não ser o aumento dos mortos para ambos os lados, é terminada de forma quase abrupta: Em 6 de Agosto, é lançada a primeira bomba atómica sobre Hirosima e a 9 de Agosto, a segunda sobre Nagasaki, deixando estas 2 cidades arrasadas e os japoneses desmoralizados.

Setembro de 1945 - O Japão assina a sua rendição incondicional perante os americanos, e assim acaba o maior conflito armado de todos os tempos...pelo menos até agora...muahahahah

Sem comentários: